Caminhos para o Cuidado com a Água: Projeto de Monitoramento de Desmatamento em Mananciais da RMSP

Preparados para uma experiência enriquecedora e esclarecedora? O evento “Caminhos para o Cuidado com a Água: Projeto de Monitoramento de Desmatamento em Mananciais da RMSP” está chegando, e é hora de marcar no calendário e se preparar para uma tarde repleta de aprendizado e divulgar cruciais sobre a preservação da Mata Atlântica e a proteção dos gestores na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Este evento, que acontece no dia 28 de setembro, a partir das 17h (hora de Brasília), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), é uma iniciativa conjunta do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS Brasil), SEMIL e do mandato da deputada Marina Helou, com o apoio valioso de diversos parceiros comprometidos com a preservação ambiental.

O destaque do evento é uma abordagem multifacetada sobre como as ações urbanas podem contribuir para a proteção dos mananciais e, por consequência, para a Segurança Hídrica da cidade de São Paulo. Teremos palestras curtas e mesas de debate que abordarão temas cruciais no cuidado com a Água.

Nossa convidada especial, Thais Pimenta, da Fluxus Design Ecológico, traz sua expertise e paixão pelo tema para o evento. Thais é uma arquiteta paisagista renomada com mais de 10 anos de experiência no Brasil e na Austrália. Seu trabalho incorpora elementos inovadores, como jardins de chuva, alagados construídos e hortas urbanas, tudo com o objetivo de integrar a infraestrutura de água à paisagem urbana e promover a conscientização da comunidade sobre a importância da natureza em nossas vidas..

Além disso, Thais traz consigo a experiência de aplicar o conceito de co-design em projetos públicos na Austrália, uma abordagem que enriqueceu projetos e fortaleceu o senso de pertencimento das comunidades em relação ao ambiente local. Sua participação no evento promete enriquecer as discussões sobre como podemos criar ambientes urbanos mais sustentáveis ​​e seguros para as futuras gerações. Thais conduzirá o fio ligando crianças, o espaço urbano, ruas seguras e jardins de chuva

Para aqueles que não puderam comparecer pessoalmente, o evento será transmitido AO VIVO no canal do Instituto Democracia e Sustentabilidade no YouTube. Você pode acessar a transmissão através deste link: Assista aqui .

Não perca esta oportunidade de se envolver em divulgação crucial sobre a preservação da Mata Atlântica, a proteção dos mananciais e a construção de um futuro mais sustentável para todos. Junte-se a nós no evento “Caminhos para o Cuidado com a Água” e contribua para o cuidado com o nosso planeta.

Esperamos vê-los lá! 🌿💧🌳

Compartilhe:

Fluxus em Portugal: Água e Parcerias

Caros amigos, como já informamos por aqui, iniciamos há algum tempo um plano de expansão de nossos trabalhos para Portugal, o que tem gerado novas frentes de atuação, novas parcerias, e novos desafios, e que compartilhamos por aqui:

Seguimos estreitando laços com Tamera, uma comunidade intencional estabelecida no sul de Portugal e com a qual já nos relacionamos há alguns anos. Por agora estamos atuando em três frentes principais:

  1. Apoiando o redesenho de longo prazo de espaços com vistas à criação de infraestrutura regenerativa e integrada para a gestão de água do conjunto de edificações da escola e da Vila Solar (Sollar Village);
  2. Em parceria com o Time de Ecologia de Tamera, estamos desenvolvendo projetos para a construção de Paisagens de Retenção Aquática – paisagens que integram a água de chuva na paisagem de forma a reconstruir o ciclo local d´agua recorrendo ao uso de lagos, swales (canais de infiltração), terraceamento, e outras tantas técnicas. O primeiro projeto conjunto está em fase final de desenvolvimento, e sua implantação começa já em Outubro, em Santiago do Cacém;
  3. Apoiando a parceria pioneira de Tamera, em especial de Martin Winiecki, com Rajendra Singh, o “Waterman of India”, para um plano de expansão dos trabalhos de Rajendra, agora na liderança da Comissão Popular Mundial de Secas e Enchentes (People´s World Comission on Drought and Flood). Ao trabalho visionário e premiado de Rajendra e de sua equipe no interior da Índia é atribuído a restauração de 7 rios, a redução da temperatura local média em 2ºC, a reversão do êxodo urbano, e um conjunto de outras grandes mudanças positivas na região. Neste espírito, cabe o destaque às palestras de Martin Winiecki (Tamera) e Rajendra Singh na Virada Sustentável, em São Paulo, imperdíveis!

  • Futuros pós-capitalistas: Construir uma cultura sustentável com comunidade, água e amor, com Martin Winiecki, dia 22/Set, 14:40:

ttps://www.viradasustentavel.org.br/atracao/futuros-pos-capitalistas-construindo-uma-cultura-sustentavel-com-comunidade-agua-e-amor

  • Um mundo livre de secas e inundações? Lições vitais da regeneração ecológica em grande escala na Índia, com Rajendra Singh, dia 22/Set, 17h:

https://www.viradasustentavel.org.br/atracao/um-mundo-livre-de-secas-e-inundacoes-licoes-vitais-da-regeneracao-ecologica-em-grande-escala-na-india

Um de nossos trabalhos em andamento em Portugal está acontecendo na Quinta Vale da Lama, uma propriedade agrícola e turística familiar que deu forma ao movimento de Permacultura em Portugal, e que vem sofrendo com a grave seca que tem atingido a maior parte do país, mas especialmente as regiões do Alentejo, e do Algarve. Nosso trabalho tem sido o de avaliar e oferecer um diagnóstico das condições atuais, e propor um redesenho completo dos sistemas de água compondo uma abordagem regenerativa e adaptada à nova realidade climática local, mesmo diante da redução das chuvas e do aumento da demanda de água, quer da operação agrícola, ou da operação de turismo em vista da ampliação do eco-resort Vale da Lama. Por agora apoiamos a Quinta com a divulgação com seu próximo Dia Aberto, no dia 23/Set, uma oportunidade de conhecer de perto a Quinta, incluindo suas áreas de cultivo, com direito à pizzas no forno a lenha e música ao vivo: https://www.instagram.com/p/Cw4c_9mNGEH/?img_index=1

Saudações aquáticas!

Compartilhe: