Uma praça e a Água – estudo de caso

Em uma situação de grande adensamento como o da cidade de São Paulo é preciso otimizar o uso de cada espaço na tentativa de dar chance para que o meio natural possa ter uma chance de co-existir com a estrutura construída somente para o uso humano.

Nesse contexto, uma possibilidade se abre na potencialização das praças e parques existentes. Além de seu objetivo original de oferecer à população áreas de lazer, com paisagismo que favorizam o contemplar de uma vege­tação ordenada e dentro do possível de pouca manutenção, essas áreas podem de fato contribuir para reconstruir um grau de biodiversidade em meio a um território urbano consolidado.

Um processo de conscientização capaz de transformar a percepção e o tratamento dessas áreas deve incluir não somente os órgãos responsá­veis, mas também a população para a qual esses espaços fazem parte da vivência cotidiana.

A Iniciativa Citymakers é uma rede transcultural e transdisciplinar de criadores de mudanças em busca de caminhos alternativos para cidades habitáveis. O grupo surgiu e atuou no continente Europeu e na China. Agora, a paulistana Kika Yang, radicada em Berlin, em parceria com o Goethe-Institut São Paulo, propõem um primeiro estudo de caso no Brasil.

Justamente pela possibilidade de articulação com membros da comunida­de local, a Praça Júlio Cesar Vanini, no bairro da Vila Mariana em São Paulo foi escolhida como estudo de caso na criação de um protótipo de um conjunto de ações que poderiam se repetir em outras áreas verdes das cidades brasileiras de alta densidade. O tema abordado durante o primeiro encontro é a AGUA.

Nesse aspecto a Praça Júlio Cesar Vanini se mostra interessante, devido a presença de uma nascente em seu território. Uma das perguntas que o projeto se propõe a investigar será portanto: De que maneira essa água pode ser aproveitada de maneira que não prejudique o meio-ambiente?

A visita de campo e a roda de conversa serão conduzidas por Guilherme Castagna, da Fluxus. O evento será gratuito!

Dia: 25.08.2022
Horário: das 15 às 18h
Local: Praça Júlio Cesar Vanini
Ponto de encontro: Na quadra esportiva, altura da Rua Ana Demerson, 119

Nos vemos lá

Compartilhe:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta