Roda de conversa, Manejo Integrado de Água em Comunidades Intencionais

Estamos aprendendo todos os dias que a água é a base fundamental para a vida, mas como projetamos nossa infraestrutura hídrica de forma a nutrir nossas paisagens, nossas vidas e as que ainda estão por vir é uma questão cada vez mais crítica.

A visão de como as soluções de habitação individual podem ser integradas a uma estrutura comunitária mais ampla também é fundamental e cada vez mais relevante.

Como podemos imaginar comunidades inteiras sendo projetadas em torno da água como o ponto de partida fundamental de seu projeto sustentável é algo com que todos nos preocupamos.

No próximo domingo, teremos a presença do designer de permacultura e engenheiro civil brasileiro Guilherme Castagna, para compartilhar seus anos de experiência projetando soluções integradas de água para comunidades tradicionais e intencionais, habitação social e projetos comerciais.

O Guilherme está no Alentejo em suporte à comunidade de Retumbana Velha para uma abordagem regenerativa da sua comunidade, tendo a captação de água da chuva uma responsabilidade fundamental. O foco na construção de um ciclo completo da água inclui irrigação de árvores frutíferas com água cinza, filtração de água negra de baixo custo usando vermifiltros, criação de jardins filtrantes para purificação de água, produção de biomassa e condicionamento de microclima, além de outras estratégias interessantes.

Junte-se a nós e participe desta conversa no próximo domingo!

Dia: 13/12/2020
Horário: 11:00 h (horário de Lisboa)
Local: Escola Terra das Flores, em Relíquias, Odemira – Portugal.

Compartilhe:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta