Nasce em Pinheiros o primeiro jardim de chuva de São Paulo
Folha de Sâo Paulo – Dez/2017
Detalhes
Nome: Jardim de Chuva – Largo das Araucárias
Contratante: –
Cidade: São Paulo/SP
Ano: 2017
Ramo: Incorporadora, Escritórios de Urbanismo
Status: Concluído
Contexto: Urbano
Serviços: Manejo de água de chuva na paisagem (Infraestrutura Verde)
Descrição
Localizado a cerca de 50 metros de distância do Largo da Batata, em um local ocupado anteriormente por um posto de gasolina abandonado, o espaço foi alvo de uma significativa revitalização através da construção de uma praça com mobiliário público e áreas temáticas dedicadas à plantios de espécies de cerrado, e de várzea nativos de São Paulo. Possui dois jardins de chuva com área total de quase 200m² que, conectados entre si, acolhem toda a água de chuva coletada na praça, bem como de todo o trecho contíguo da Rua Butantã através de tubulações de captação instaladas na sarjeta.
Destaque
Primeiro jardim de chuva instalado em praça pública e a coletar água de chuva das sarjetas em São Paulo, é um importante passo para a construção de uma nova abordagem de drenagem urbana para uma cidade que escondeu a maior parte de seus 3.000km de rios e córregos abaixo de vias de asfalto e pavimentos de concreto.
Os jardins de chuva acolhem 100% do total de água de chuva captado nas áreas de contribuição, eliminando a necessidade da rede de drenagem para o trecho atendido. Assim, o volume é integralmente retido, tratado, e infiltrado, abastecendo o lençol freático e aumentando a vazão de base do Rio Verde, córrego local que desagua no Rio Pinheiros a 650m de distância do largo.
Plantio integralmente realizado de forma coletiva em mutirão aberto à sociedade, realizado com o apoio de diversos grupos locais. Veja imagens do mutirão de plantio e referência à todos os grupos envolvidos no endereço https://www.facebook.com/sergio.shigeeda/media_set?set=a.1498408816940129&type=3
Quadro resumo
Área de captação total |
Captação anual total de água de chuva (estimado) | Volume anual de água de chuva retido, tratado e infiltrado e/ou evapotranspirado (estimado) |
900m² | 871 m3 |
871 m3 |
Ficha técnica
Coordenação técnica: Guilherme N. Castagna
Fiscalização: OS3 Arquitetura
Projeto de Paisagismo: Cardim Arquitetura Paisagística
Projeto Macro: Sérgio Reis, Nik Sabey e Ricardo Cardim
Execução da obra: Sérgio Reis
Fotos pré e pós-obra: Sérgio Reis e Fernando Sassioto
Fotos do mutirão: Sérgio Shigeeda
Links
Cardim Arquitetura Paisagística – http://www.cardimpaisagismo.com.br/
Arquivos complementares
Folha de Sâo Paulo – Dez/2017
O Estado de São Paulo – Jan/2018
Instituto Claro, Jan/2020
Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.
Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.