Detalhes
Nome: RES18-ORT
Contratante: ZOOM Urbanismo, Arquitetura e Design
Cidade: São Paulo/SP
Ano: 2018 – 2020
Ramo: Residência
Status: Executado
Contexto: Urbano
Serviços: Planejamento para manejo integrado de água, instalações hidráulicas, aproveitamento de água de chuva, manejo de água de chuva na paisagem, tratamento de águas servidas, produção de biogás para cozinha, aquecimento solar, lagos com água de chuva
Descrição
Este foi um projeto bastante abrangente e inovador, que conseguiu lidar com múltiplas facetas do uso da água no cenário urbano. Desenvolvido para uma residência na cidade de São Paulo, com 4 moradores fixos e eventos quinzenais para até 10 pessoas. Os serviços prestados pela água foram vistos integralmente!
A água de chuva é aproveitada para fins não potáveis, após tratamento, sendo destinada aos vasos sanitários, torneiras externas, irrigação e máquina de lavar roupas, atendendo cerca de metade do consumo global. Além disto, ela também é usada com um intuito mais paisagístico e beneficiador do microclima local ao percorrer toda a casa, em um fluxo constante, passando por lagos internos e externos à casa, pela claraboia e por tanques e cascatas que criam nichos de lazer e contemplação.
A água dos vasos sanitários e da pia da cozinha, é enviada para tratamento em um biodigestor e o biogás produzido é usado para cozinhar em um fogão de uso exclusivo, na cozinha da casa. A água do chuveiro e das pias do banheiro é conduzida para uma Zona de Raízes (wetlands construídos), que consiste em um jardim que filtra e purifica está água.
Além disto, a Fluxus também ofereceu uma consultoria com suporte técnico para o aquecimento solar da água, que englobou: propostas de ajustes de arquitetura para que se pudesse contemplar o aquecimento por termosifão, o dimensionamento do sistema, especificações técnicas do equipamento e a recomendação de sistema de aquecimento complementar a ser integrado à solução solar.
Destaque
O grande destaque deste projeto foi a integração de lagos abastecidos com água de chuva à arquitetura da residência. Um sistema todo interligado é composto por lagos que passam tanto pelo interior da casa, como pelo exterior dela; em pontos distintos da residência existem tanques, canais e cascatas, conectados por um fluxo constante de água. Diferentes nichos são criados com plantas, peixes e pedras, integrados ao paisagismo e que se comunicam com a decoração do interior da residência. Para todos os pontos, a Fluxus fez indicações de espécies de peixes e plantas aquáticas que melhor se adaptam e contribuem para minimizar a manutenção do sistema.
O biodigestor enterrado fica imerso no lago externo, fazendo parte do tratamento das águas servidas e produzindo biogás para a cozinha. Após sair do biodigestor, a água segue seu processo de tratamento passando por tratamentos feitos com plantas, que se integram ao paisagismo do local.
Quadro resumo
Redução no consumo de água potável (com uso de água de chuva) | Esgoto purificado | Horas de consumo de biogás |
53.000 litros/ano (67% do total não-potável) |
230.000 litros/ano | ~180 horas |
Ficha técnica
Coordenação Geral: Guilherme N. Castagna
Equipe: Isabel Figueiredo, Fefa Nigro, Renato Fenerich, Jéssica Dias e Miguel Pereira
Desenho Ilustrativo: Fefa Nigro
Projeto de Arquitetura: Zoom Urbanismo Arquitetura e Design
Projeto de Paisagismo: Peter Webb
Projeto de Irrigação: Pedro Friedman
Flowforms: Mila Pires
Contato
- (11) 5026-1554
- contato@fluxus.eco.br
Assinar blog por e-mail
Últimas do Blog
- Uma Ilha Isolada em Paraty – Superando desafios29 de outubro de 2024 - 18:14
- Sustentabilidade em Ação no Vale do Paraíba: Projeto de Gestão de Água e Produção de Biogás30 de setembro de 2024 - 11:16
- Caminho das Águas: Um Percurso pelas Águas Urbanas de São Paulo24 de setembro de 2024 - 12:34
- O que quer a Água? Exibição do filme “Água é Amor: Ondas de Regeneração” e Seminário Online (1 a 4/Ago)31 de julho de 2024 - 09:23
- Vaga Abertas – Vendedor Técnico24 de maio de 2024 - 16:23
Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.
Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.