Detalhes
Nome: Praça da Cidadania
Contratante: parceria entre FUSSP, CDHU e prefeitura de Santo André
Cidade: São André – SP
Ano: 2019
Ramo: Obras públicas
Status: Concluído
Contexto: Urbano
Serviços: Aproveitamento de água de chuva, Manejo de água de chuva na paisagem, Tratamento de águas servidas, Instalações hidráulicas e Aquecimento solar
Descrição
A primeira Praça da Cidadania, inaugurada no final de 2019 em Santo André, é um espaço público de lazer e de capacitação profissional dentro de comunidades vulneráveis, que foi planejado com enfoque em soluções ecológicas. Neste cenário, a Fluxus levou tecnologias que visaram o aproveitamento da água de chuva, destinando-a para uso em vasos sanitários, rega e limpeza externa, e também o manejo de água na paisagem, utilizando telhados verdes e direcionando a água de drenagem para jardins de chuva.
As águas servidas são tratadas ao mesmo tempo que produzem recurso para o espaço. São usadas tecnologias como:
- Biodigestor, que produz biogás para a cozinha dos cursos de culinária.
- Tanques sépticos e zonas de raízes, que conferem um paisagístico funcional ao espaço.
- Irrigação de frutíferas, garantindo a umidade e nutrientes para as plantas, que terão maior produtividade.
Além disto, a Fluxus também ofereceu uma consultoria com suporte técnico para o aquecimento solar da água, que englobou: propostas de ajustes de arquitetura para que se pudesse contemplar o aquecimento por termosifão, o dimensionamento do sistema, especificações técnicas do equipamento e a recomendação de sistema de aquecimento complementar a ser integrado a solução solar.
Destaque
- O projeto foi desenvolvido pra uma área pública, com 6.943,1 m², com estimativas de receber diariamente 240 alunos para cursos de beleza, 240 alunos para cursos de culinária, 80 pessoas usando os vestiários e 5 banhos diários, além de 20 funcionários fixos.
- A combinação Tetos Verdes e Jardins de Chuva coleta grande parte das águas que caem sobre a Praça em dias de chuva. Além de retardar o escoamento superficial, parte desta água é retida localmente, reidratando a paisagem urbana, melhorando o microclima local, melhorando a qualidade da água que infiltra, abastecendo o lençol freático, reduzindo o consumo de água para irrigação do paisagismo e reduzindo a contribuição para enchentes.
- Todo o sistema de tratamento do esgoto traz um benefício além do tratamento em si, como a produção de biogás, paisagismo funcional, irrigação de árvores frutíferas, reidratação da paisagem e melhora do microclima.
Quadro resumo
Ficha técnica
Coordenação geral: Sondotécnica e Fluxus Design Ecológico
Equipe de projeto: Guilherme Castagna, Jéssica Dias, Fernando Sassioto e Miguel Pereira
Hidráulica: Guilherme Castagna
Projeto arquitetônico: Oliver De Luccia, Andressa Capriglione, Marta Levy
Projeto de paisagismo: Sondotécnica
Contato
- (11) 5026-1554
- contato@fluxus.eco.br
Assinar blog por e-mail
Últimas do Blog
- Escola do Quilombo Bracuí – construindo um novo olhar para a Água27 de novembro de 2024 - 17:42
- Uma Ilha Isolada em Paraty – Superando desafios29 de outubro de 2024 - 18:14
Sustentabilidade em Ação no Vale do Paraíba: Projeto de Gestão de Água e Produção de Biogás30 de setembro de 2024 - 11:16
Caminho das Águas: Um Percurso pelas Águas Urbanas de São Paulo24 de setembro de 2024 - 12:34
- O que quer a Água? Exibição do filme “Água é Amor: Ondas de Regeneração” e Seminário Online (1 a 4/Ago)31 de julho de 2024 - 09:23
Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.
Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.