Detalhes
Nome: Ilha em Paraty
Contratante: Proprietário
Cidade: Paraty/RJ
Ano: 2021
Ramo: Residência de veraneio
Status: Pausada
Contexto:Ilha isolada em Paraty, sem abastecimento ou coleta de esgoto. O abastecimento de água era realizado exclusivamente através de transporte por barco, vindo do continente. O poço de água doce da ilha estava quase seco, e há um segundo poço que fornece água salobra. A gestão do esgoto era feita por meio de uma fossa rudimentar, localizada ao lado do mar, trazendo preocupações ambientais.
Serviços: Abastecimento, tratamento de esgoto, aproveitamento da água de chuva, manejo de água na paisagem.
Descrição
Neste projeto, foi desenvolvida uma série de mecanismos integrados para atender às diversas demandas de maneira sustentável. A água do vaso sanitário passa por um tratamento em duas etapas: a primeira próxima à residência e a segunda na parte mais alta do terreno, utilizando sistemas anaeróbios e biológicos. Na etapa superior, após o aprimoramento da qualidade, a água tratada torna-se adequada para reuso. Caso não haja necessidade de reuso, ela é infiltrada no solo, beneficiando a vegetação e o solo da encosta abaixo.
A água cinza é direcionada para círculos de bananeira, o que gera produtividade ao integrar o sistema ao paisagismo. Já um volume menor de esgoto é tratado e infiltrado próximo ao ponto de origem, sendo direcionado para valas de infiltração e também para círculos de bananeiras, onde se completa o processo.
A água de chuva é coletada de todas as coberturas, direcionada a um tanque de bombeamento, tratada e redistribuída. Esse reservatório elevado também pode receber água do poço ou, em casos de emergência, água trazida pelo píer, garantindo um abastecimento seguro e eficiente em todas as situações.
Destaque
O principal desafio deste projeto foi desenvolver uma solução para abastecimento de água e tratamento de esgoto em um local isolado, onde a única fonte é um poço com água salobra, além da chuva. Houve também a necessidade de criar um sistema de tratamento de esgoto que se integrasse ao paisagismo, já que o imóvel é uma casa de veraneio e grande parte da área é coberta por mata nativa, que precisa ser preservada. Outro ponto importante foi considerar a possível expansão da ocupação na ilha com futuras construções e reformas, o que exigirá maior disponibilidade de água e um sistema de tratamento de esgoto mais eficiente.
Para enfrentar esses desafios, a Fluxus propôs sistemas integrados e de alta eficiência que otimizam o uso da água e garantem sua qualidade. O manejo da água de chuva na paisagem contribui para a recarga do lençol freático, garantindo água doce para o poço e melhorando o microclima. A água captada da chuva é utilizada nas residências, enquanto o esgoto tratado é infiltrado no solo, gerando água limpa e fortalecendo a vegetação local. Além disso, para situações emergenciais de escassez hídrica, foi planejado um ponto de abastecimento no píer, permitindo a reposição do reservatório central quando necessário.
Quadro resumo
Ficha técnica
Coordenação técnica: Guilherme N. Castagna
Equipe de Projeto Fluxus: Guilherme N. Castagna, Fefa Nigro, Isabel Campo, Jéssica Dias e Renato Frenerich
Projeto de Arquitetura: Cavani Arquitetura e U Design Projetos e Consultoria
Projeto de Paisagismo: Gil Fialho Paisagismo
Projeto de Instalações Elétricas – Hidráulicas: Zamaro
Contato
- (11) 5026-1554
- contato@fluxus.eco.br
Assinar blog por e-mail
Últimas do Blog
- Uma Ilha Isolada em Paraty – Superando desafios29 de outubro de 2024 - 18:14
- Sustentabilidade em Ação no Vale do Paraíba: Projeto de Gestão de Água e Produção de Biogás30 de setembro de 2024 - 11:16
- Caminho das Águas: Um Percurso pelas Águas Urbanas de São Paulo24 de setembro de 2024 - 12:34
- O que quer a Água? Exibição do filme “Água é Amor: Ondas de Regeneração” e Seminário Online (1 a 4/Ago)31 de julho de 2024 - 09:23
- Vaga Abertas – Vendedor Técnico24 de maio de 2024 - 16:23
Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.
Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.