Jardins de Chuva – Um Convite a Repensar os Jardins de Nossas Cidades

Nos dias 5 e 6 de julho, o Sesc Pinheiros, em São Paulo, sedia o curso “Jardins de chuva – um convite a repensar os jardins de nossas cidades”, conduzido por Guilherme Castagna, idealizador da Fluxus.

Mais do que um curso sobre paisagismo funcional, a proposta é provocar uma mudança de olhar sobre como a água, a vegetação e os espaços urbanos podem se integrar de maneira regenerativa e inteligente.

Os jardins de chuva são Soluções baseadas na Natureza (SbN) que contribuem diretamente para reduzir alagamentos, infiltrar água no solo, melhorar a qualidade da água e tornar as cidades mais resilientes, saudáveis e bonitas. Além de sua função ecológica, eles ampliam as possibilidades de um paisagismo vivo, funcional e educativo — ressignificando a relação entre cidade e natureza.

Neste curso, os participantes irão explorar como projetar, implantar e integrar jardins de chuva ao espaço urbano, por meio de uma abordagem prática e sensível. Um dos destaques será o estudo de caso do jardim de chuva do Largo das Araucárias, implantado em São Paulo no final de 2017. A experiência servirá como base para avaliar acertos, dificuldades e aprendizados acumulados ao longo do tempo — e como esses aprendizados podem nos ajudar a criar jardins de chuva cada vez mais eficientes e bem adaptados aos contextos urbanos.

Para a Fluxus, é uma alegria ver esse tema ganhando cada vez mais visibilidade e espaços de formação. E é ainda mais especial ver esse curso sendo conduzido por Guilherme Castagna, que vem especialmente de Portugal para compartilhar seu conhecimento acumulado em mais de 20 anos de atuação no campo do saneamento ecológico e do manejo integrado das águas.

📍 Curso presencial

Quando: 5 e 6 de julho de 2025
Onde: Sesc Pinheiros (SP)
Inscrições e mais informações:
sescsp.org.br/programacao/jardins-de-chuva

Compartilhe:

Diálogos VerdeAzul – Drenagem e SbN: Oportunidades e Desafios para Implantação de Jardins de Chuva

No dia 24 de junho, a cidade de São Paulo recebe o quarto encontro da série Diálogos VerdeAzul, promovida pela Prefeitura Municipal como parte da agenda do Junho Verde. O evento, que acontece das 8h às 12h na Uninove Vergueiro, tem como tema central “Drenagem e SbN: Oportunidades e Desafios para Implantação de Jardins de Chuva”.

A iniciativa reúne representantes da administração pública, especialistas e organizações que atuam na promoção da gestão sustentável das águas urbanas, com foco em soluções baseadas na natureza (SbN). A proposta é fomentar o intercâmbio de experiências e estratégias para qualificar o planejamento urbano e fortalecer políticas públicas integradas.

Participação da Fluxus

A Fluxus foi convidada a contribuir com a programação, por meio da participação de Guilherme Castagna, cofundador da empresa e referência nacional em infraestrutura verde e manejo integrado da água. Guilherme, que atualmente reside em Portugal, estará presencialmente no evento para ministrar a palestra “Jardins de Chuva: Cuidados básicos no planejamento, projetos, construção e manutenção” — uma oportunidade rara de ouvi-lo ao vivo no Brasil.

Além da presença da Fluxus, o encontro trará o relato de experiências dos programas de Jardins de Chuva em São Paulo e Belo Horizonte, além de abordagens técnicas, como o uso de SbN em drenagem urbana e um estudo de caso na bacia do Córrego Uberaba, na Vila Mariana (SP).

📍Data: 24 de junho
📍Horário: das 8h às 12h
📌 Uninove Vergueiro, SP

Programação Completa

Inscrição gratuita

O evento é gratuito, mas com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas através do formulário online:
👉 Clique aqui para se inscrever

Compartilhe: