TEVAP´s, fossa de bananeiras, Bacia de evapotranspiração… já trabalhou com ela?

Caros amig@s,

    Estamos apoiando a divulgação da pesquisa de doutorado de Maria Eduarda Almeida junto à Faculdade de Engenharia Civil (FEC) da Unicamp, que está sendo realizada sob os cuidados do Prof. Adriano Tonetti, e que tem como objetivo catalogar a experiência coletiva realizada ao redor da instalação das bacias de evapotranspiração (BET) para subsidiar a produção de uma publicação para ampla difusão de boas práticas de implantação do sistema. Para isso Maria Eduarda precisa do apoio de todos aqueles que tem experiência na implantação da tecnologia para aprofundar no entendimento da realidade brasileira preenchendo um questionário simples e rápido, que não leva mais do que 5 minutos, e que está disponível neste link: https://forms.gle/jArtLWH1ta4wZdc77

    A equipe do Prof. Tonetti foi a responsável pela produção da publicação “Tratamento de esgotos domésticos em comunidades isoladas – referencial para escolha de soluções“, lançado em 2018, e que também conta com fotos de alguns projetos da Fluxus. A equipe também está envolvida com a revisão da norma NBR 13969 (tanques sépticos, unidades de tratamento complementar e disposição final), que também vai incorporar as BET´s como tecnologia normatizada, o que certamente vai fortalecer sua difusão, na qualidade que queremos e precisamos.

    A tecnologia tem muitos nomes (BET, TEVAP, fossa de bananeiras, e tantas outras), muitas abordagens de dimensionamento e de construção, e a produção de um documento que reúna a experiência coletiva vai ser super valiosa. Um ótimo material de referência para quem quer saber mais sobre o tema é o “Guia prático de manejo da água”, escrita por Guilherme Castagna e Jéssica Dias, ambos da Fluxus, ilustrados lindamente por Patricia Yamamoto, e produzidas pelo IPESA, e que você encontra na seção “materiais didáticos” de nossa Biblioteca, no link: https://fluxus.eco.br/biblioteca/

Ajude a difundir boas práticas!

Vamos juntos!

Compartilhe:

Como foi o Workshop Jardins de Chuva nas Cidades: Teoria, Visita e Reflexões

No dia 23 de março, ocorreu um evento marcante: o Workshop e Visita Técnica intitulado “Jardins de Chuva nas Cidades: Teoria, Visita e Reflexões”. Atendendo a pedidos de interessados, decidimos abrir o curso online e para nossa grata surpresa, contamos com a participação de pessoas não apenas do Brasil, mas também do exterior.

Para aqueles que puderam estar presentes em São Paulo para o curso presencial, foi uma oportunidade enriquecedora de imersão, onde tivemos a chance de interagir pessoalmente e trocar experiências com profissionais engajados em projetar jardins de chuva em todo o país.

Pela manhã, desfrutamos de diversas apresentações que abordaram conceitos, exemplos, referências e inspirações, contando com a contribuição de nomes como Guilherme Castagna e Thais Pimenta da Fluxus, Nik Sabey do @novasarvoresporai, Fernando Sassioto da @OS3Arquitetura, Cintia Dotto da prefeitura de Melbourne e Li Faria e Silva da @EscoladaCidade.

Após a parte teórica, os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido durante o curso, participando de um ateliê e esclarecendo dúvidas remanescentes. Os participantes online também se envolveram em um projeto real de uma das participantes em Recife, com orientação direta de Guilherme.

Na parte da tarde, para os participantes presentes em São Paulo, realizamos uma visita técnica para explorar três áreas da cidade que possuem jardins de chuva, desde aqueles já estabelecidos até os que estão em fase de implantação. A chuva, de forma providencial, abençoou todo o período da visita, proporcionando aos participantes a chance de observar na prática o funcionamento dos jardins, entender de perto as problemáticas apresentadas e discutir maneiras de contornar os desafios na implantação de jardins em espaços públicos, bem como aprimorar sua eficiência.

Os participantes saíram satisfeitos e ansiosos por mais conhecimento, solicitando um curso de aprofundamento. Estamos iniciando os preparativos para este curso, que será desenvolvido em um formato prolongado de estudo e prática, com encontros nos finais de semana e, provavelmente, com atividades práticas.

Se você ficou de fora dessa experiência incrível, por que não se junta a esta turma maravilhosa que se formou? Se a ideia agrada, compartilhe conosco!

Compartilhe: