Curso Criando Paisagens Produtivas com Água de Chuva – Junho/2017
“Água de Janeiro vale dinheiro” – ditado popular
No momento chove no Sudeste. Na verdade, chove há dias, e isso em pleno inverno, o período seco desta região que há pouquíssimo tempo vivia a maior crise de abastecimento hídrico de sua história,
No Distrito Federal, por sua vez, a crise de abastecimento se torna mais crítica:
Brasília entra em estado de emergência ambiental
http://www.metropoles.com/distrito-federal/seca-brasilia-entra-em-estado-de-emergencia-ambiental
Canteiro de obras para captação emergencial no Lago Paranoá começa a ser montado
Mesmo depois de intenso racionamento, os reservatórios que hoje abastecem o Distrito Federal possuem água para poucos meses de atendimento à população.
Esqueça os padrões habituais do clima, o novo normal são períodos de seca e chuva extremos que vem levando regiões de todo o mundo, depois de também passarem por situações extremas, a criar uma infraestrutura que acolha a água e recrie padrões integros para o ciclo hidrológico, numa abordagem também chamada de infraestrutura verde.
Parte fundamental desta baseia-se na criação de paisagens capazes de reter a Água, e impedir que ela simplesmente escoe. Para isso é preciso pensar como Água. Encontrar nichos onde ela possa ser acolhida, e passar a redesenhar todas novas edificações e espaços, no meio urbano, ou rural, de forma que sejam capazes de rete-la, criando Paisagens Produtivas com Água de Chuva.
Venha aprender a projetar e a construir paisagens vibrantes e resilientes usando telhados verdes e/ou azuis, cisternas, jardins de chuva, lagos, barraginhas, canais de infiltração, e mais!
CURSO: Criando Paisagens Produtivas com Água de chuva
LOCAL: Espaço Almagestum, Pedra Bela/SP
DATA: 16 a 18/Junho/2017
Mais informações: http://www.almagestum.pro.br/single-post/2016/12/03/CURSO-Criando-paisagens-produtivas-com-%C3%A1gua-de-chuva-com-Guilherme-Castagna—16-17-e-18Jun2017
Espero ver muitos de vocês por lá!
Um grande abraço,
Guilherme Castagna
Caríssimos,
Sou professora do Instituto Federal de Brasília e gostaríamos muito de receber um curso de vocês por aqui.
Será que seria possível? Podemos conversar a respeito?
Att. Profa. e Arq. Ângela Bertazzo
Instituto Federal de Brasília
campus Samambaia
________________________________
Certamente Angela, te responderei pelo email, um abraço, Guilherme
A grande preocupação da humanidade e a escassez de água em um futuro próximo se medidas não forem tomadas hoje a água será um bem para poucos.