Guilherme Castagna
Sócio-fundador da Fluxus Design Ecológico, desde 2006 integra sua formação acadêmica como engenheiro civil (E.E. Mauá, 1998) à visão sistêmica da permacultura na elaboração de projetos de sistemas inovadores de manejo integrado de água, de projetos especiais de pequeno porte à consultorias para indústrias e pequenos municípios. Mestre em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), e Pós-graduado em Comércio pela Universidade de Sydney, ambas na Austrália, foi premiado no Brasil em duas ocasiões pelo projeto de Manejo de Águas Pluviais do Estádio Nacional de Brasília (Von Martius 2013, e Saint Gobain Habitat Sustentável 2014), além de ser autor do projeto de manejo integrado de água do edifício Harmonia 57, vencedor do prêmio austríaco Zumtobel 2010 na categoria Ambiente Construído (Built Environment). É também palestrante (TEDx 2.0, Expo GBC, Verge, Concrete Show, e outros) e ativista, membro do coletivo PermaSampa, co-fundador da ONG Humanaterra, co-idealizador do Movimento Cisterna Já, e facilitador de cursos para técnicos e leigos, voltados ao empoderamento das pessoas no cuidado com a Água. Vive no Sítio Boas Novas, em Pedra Bela/SP, onde aprofunda suas pesquisas com a aplicação prática de soluções não-convencionais.
Renato Fenerich
Engenheiro Ambiental (Faculdades Oswaldo Cruz – 2014), Permacultor (IPEMA – 2013), Especialista em Engenharia e Saneamento Ambiental (Mackenzie – 2016), Mestrando em Engenharia Hidráulica e Ambiental (POLI/USP). Associado à Fluxus Design Ecológico desde 2016.
Jéssica Dias
Engenheira Bioquímica (USP) e permacultora (Instituto Pindorama), cursando Gestão de Empreendimentos Sustentáveis (Instituto Pindorama). Trabalhou por mais de um ano com viveiro agroecológico de mudas arbóreas nativas, colaborando, implantando e aperfeiçoando metodologias e conduzindo experimentos. Ativista, realiza palestras e oficinas sobre as Águas, sistemas integrados e educação ambiental. Participou do coletivo Chega de Agrotóxico, colabora com o Cursinho Popular Paulo Freire e adora participar de mutirões . Apaixonada pelos ciclos biológicos e pela capacidade de regeneração e adaptação que a Natureza demostra, com maestria. Integra a equipe da Fluxus desde 2017.
Bel Figueiredo
Bióloga (UFSCar), com mestrado em Ecologia (UnB) e doutorado em Saneamento e Ambiente (Unicamp). Bel é permacultora com experiência na área de saneamento e educação ambiental. Atualmente é pesquisadora colaboradora da UNICAMP onde desenvolve pesquisa e extensão na área de saneamento rural. Também é fundadora da Papyrus Ecossaneamento e Paisagismo e colabora com a Fluxus desde 2018.
Fefa
Iniciei um caminho como arquiteto em 1996 fazendo refomas, projetando e executando as obras. Sempre gostei da possibilidade de materializar ideias e trabalhar junto com os saberes dos executores construtores.
Em 2008 me juntei à ONG Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais com foco na Habitação de Interesse Social. Me envolvi com obras de Mutirão, projetos de Reurbanização de Favelas e trabalhos de apoio a movimentos sociais e também à pesquisa dos programas habitacionais Crédito Solidário e Minha Casa Minha Vida.
Em 2013 vivi um contato arrebatador com as nascentes e os rios urbanos através do trabalho do Rios e Ruas. Lentamente as águas urbanas vão me levando ao encontro da permacultura, da agrofloresta, da bioconstrução, das hortas urbanas, da recuperação de nascentes e da ocupação de espaços públicos pelas pessoas.
Em 2017 participei de vários cursos de saneamento ecológico e captação de água de chuva com o Guilherme Castagna. Transbordei. Não havia mais o que fazer, a não ser me jogar no fluxo das águas… Cá estou.