Palestra no Fórum Mundial da Água, em 25/Mar

O Sustainable human settlements that regenerate water and generate abundance (Assentamentos humanos sustentáveis que regeneram água e geram abundância – tradução livre) é uma palestra organizada dentro do 9º Fórum Mundial da Água, que acontece em Dakar, Senegal. Esta será a primeira vez que o Fórum Mundial da Água, o maior evento internacional relacionado à água, será realizado na África Subsaariana.

Esta palestra, na qual a Fluxus estará presente por meio de Guilherme Castagna, é fruto de uma cooperação entre organizações da sociedade civil de Moçambique e do Brasil, para fortalecer as trocas no âmbito Sul-Sul.

Participantes:

Taisa Mattos – Rede Global de Ecovilas (GEN) – Coordenadora de Educação

Coordenadora de Educação da GEN, trabalha como formadora e consultora internacional nas áreas de sustentabilidade, inovações sociais e vida comunitária. Taisa coordenou e ensinou Programas de Educação em Design de Ecovilas globalmente desde 2009. Formadora certificada pela Gaia Education, pesquisadora de Ecovilas e membro do Conselho da Associação Internacional de Estudos Comunitários (ICSA), Taisa é autora do livro Ecovilas: construindo uma cultura regenerativa. Possui mestrado em Comunidades e Ecologia Social. Coordenadora do projeto Ecovillage Transition in Action, um projeto de Parceria Estratégica Erasmus+ sobre a colaboração entre iniciativas lideradas pela comunidade e autoridades locais para a sustentabilidade regional.


Guilherme Castagna

Sócio-fundador da Fluxus Design Ecológico e do Instituto Nova Água, desde 2006 integra sua formação acadêmica como engenheiro civil à visão sistêmica da permacultura na elaboração de projetos de sistemas inovadores de manejo integrado de água.

É autor de publicações técnicas e didáticas, incluindo material audiovisual para o público leigo, como as video-aulas “Esgoto como fonte de recursos”, e “Reidratando a paisagem urbana com água de chuva”. É co-fundador e apoiador de ONG´s e iniciativas abertas que visam a livre disseminação de conhecimento sobre o manejo inteligente de água no ambiente construído.


Helena Maria Maltez

Engenheira Agrônomo pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Mestre pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro fundador e educador do movimento e ONG Mutirão Agroflorestal. Nos últimos 26 anos, Helena plantou e manejou Agroflorestas e realizou oficinas de Agrofloricultura Sintrópica. Como integrante do Mutirão, integrou o projeto do Instituto Raoni de agrofloresta em terras indígenas localizadas na região do Xingu. É consultora da KOZMOZ para divulgação da Sinstropic Agroflorestry em Moçambique, e também trabalhou no WWF-Brasil; na Agência Brasileira de Comunicações (EBC); na Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA-DF); e no Jardim Botânico de Brasília (JBB). Helena tem uma vasta experiência de trabalho com grupos de mulheres e jovens, bem como com extensionistas agronómicos, pequenos agricultores e grandes propriedades.


Tobia Ferraro

Somos | Mandū

Experiente gerente de projetos para o desenvolvimento sustentável com um histórico de trabalho em responsabilidade social corporativa e no setor de gestão sem fins lucrativos. Hábil em planejamento estratégico, empoderamento comunitário, empreendedorismo inclusivo, desenvolvimento organizacional e treinamentos. Está há 7 anos na Mandu Inovação Social, como responsável pela internacionalização, captação de recursos e fomento de parcerias multissetoriais para projetos de desenvolvimento no Brasil e Moçambique.

Bacharelado em engenharia industrial com pós-graduação em administração de empresas.


Eng Gerald Msanja

Nome: Eng. Gerald Msanja

Profissão: Engenheiro de Águas e Saneamento Ambiental

Organização: ÁGUA E DESENVOLVIMENTO DODOMA-TANZÂNIA/GEN ÁFRICA

Experiência: Oito anos de experiência de campo em:

1. Conceção, Supervisão do local e consulta de obras de abastecimento de água e transporte, esquemas e gestão de água rural.

2. Trabalhos de saneamento e higiene

Tópico: Disponibilidade e Acessibilidade da Água em áreas rurais (Comunidade Magnalizada) Melhora a subsistência e a resiliência às mudanças climáticas. Caso do Semiárido.

Da cidade de Dodoma, da Tanzânia.

Para você participar

Data: 25 de março de 2022

Horário: das 13:00 às 14:30 (horário de Brasília) – 16:00 às 17:30 (horário de Dakar)

Local: Zoom (http://bit.ly/3tpTPKt)

Evento gratuito!

O evento será ministrado em inglês.

Aproveite!

Compartilhe:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta