Guia IAB para agenda 2030

Em 2021, centenário do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Comissão de Política Urbana e Habitação Social lança o Guia sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No último sábado, 30/01/2021, o IAB realizou uma live para apresentar o “Guia IAB para a Agenda 2030”, que selecionou 51 projetos/planos brasileiros para representarem os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Faltam 10 anos para chegarmos em 2030. A Agenda dos ODS é vista como um norteador para um mundo melhor. Pensar o futuro do planeta é olhar o futuro das cidades e de como a sustentabilidade as afeta enquanto sociedade. A Arquitetura e o Urbanismo tem que mostrar à sociedade, sua interação com esse compromisso mundial” afirma a arquiteta e urbanista Cláudia Pires, uma das coordenadoras da Comissão de Política Urbana onde está o grupo de trabalho da Agenda 2030 do IAB.

O resultado do processo de seleção dos projetos/planos foi inicialmente apresentado durante o Circuito Urbano 2020, realizado em outubro de 2020, organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). No denominado “Outubro Urbano”, o IAB realizou uma série de lives  com o nome “Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: desafios em tempos de pandemia”.

Os projetos/planos selecionados para o Guia representando os 17 ODS foram debatidos durante os nove eventos realizados. Para assistir aos eventos, acesse o link https://www.youtube.com/channel/UCuntso3y0Vcwvr2kWCeiR1g

A Fluxus na Agenda 2030 do IAB

A Fluxus participou de dois dos projetos selecionados:

. Projeto premiado da Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, selecionado para representar a ODS 6 – Água potável e saneamento;
. Casa das Birutas, projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Gera Brasil e selecionado para representar a ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura.

No portfólio da Fluxus, disponível no site, é possível ver mais detalhes do projeto realizado em parceria com o Zoom Urbanismo, disponível no link http://fluxus.eco.br/portfolio/res18-ort-residencia-e-lagos/. Em breve a Casa das Birutas também estará em nosso portfólio online.

Compartilhe:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta