Novo site, novos vídeos, fluindo na Cura das Águas

Querid@s amig@s,

Neste ano celebro 10 anos desde o meu primeiro trabalho de maior escala, um trabalho que deu o tom para tantos outros que vieram depois, e que ainda hoje é uma referência de integração positiva de edificação no ambiente construído, o projeto Harmonia 57. Esse projeto foi objeto de uma série de reportagens, artigos, e vídeos, e impulsionaram meu desejo de produzir materiais informativos e educativos, que ajudassem a trazer consciência e repertório para que mais e mais pessoas, técnicos ou leigos, pudessem se inspirar e aplicar na prática uma Nova cultura de cuidado com a Água. Uma cultura onde a Água seja o elemento central do processo de planejamento de toda e qualquer edificação, e porque não, também, objeto de reverência, afinal Ela é simplesmente a animadora de TODOS os processos vitais nesse planeta.

Ao longo desse período tive a oportunidade de me envolver diretamente com o atendimento e a aplicação desse novo conceito, o que une a visão ampla da Permacultura com as ferramentas providas pela Engenharia, em mais de 70 projetos implantados Brasil afora; e sempre imerso no prazer de trabalhar e comunicar, me dediquei cada vez mais à elaboração de materiais que pudessem difundir o potencial criativo dessa lógica de trabalho com a Água. Cartilhas, vídeos, relatórios, artigos, se misturavam com os tantos projetos desenvolvidos, e pediam um lugar onde pudessem ser encontrados e explorados de maneira organizada, e que agora disponibilizo à nossa crescente comunidade de cuidadores e amantes da Água: o novo site da Fluxus. Já ativo, preferi focar inicialmente na organização do conteúdo produzido para o público, hoje disponível na seção Biblioteca, enquanto uma pequena parte dos projetos desenvolvidos via Fluxus estão disponíveis na seção Portfolio. A intenção deste é disponibilizar de forma contínua todos nossos projetos, e ir adicionando os novos à medida em que vão sendo elaborados, de forma que possamos ter em breve, uma apresentação completa do que fizemos, e quiçá possa inspirar a adoção de uma prática projetual que promova o atendimento pleno das necessidades humanas e das necessidades do ambiente construído, em harmonia com os processos naturais que sustentam a vida na Terra. Que possa inspirar também novas lógicas de trabalho inspiradas na Água: de trabalhos conjuntos, de código aberto, sistêmicos, de impacto positivo, regeneração e cura.

Que as Águas fluam livres e possam cumprir seus Desígnios. Que no espírito da entrega e do serviço, possamos ajudá-la, desinteressadamente, em seus misteriosos percursos.

Grato à todos aqueles que fizeram, ou que fazem parte de nossa estória, e de todos aqueles que ainda virão.

Por todas nossas relações, Guilherme

 

 

 

Compartilhe:

2 respostas
  1. Alexandre Rossi Gardim
    Alexandre Rossi Gardim says:

    Parabéns Gui! Desejo uma inundada (trocadilho..hehe) de bençãos e proteção no seu lindo caminho! Com carinho! Alexandre Rossi Gardim

    Responder
  2. Dilenia Lara
    Dilenia Lara says:

    Magnifico Trabalho Gui!
    Só tenho uma palavra para expressar meu sentimento em relação a isso: Gratidão!
    Sua sensibilidade e dedicação a um tema fundamental não só no aspecto ambiental como
    essencial para nossa vida e ainda disponibilizar todo conteúdo para consulta e inspiração como
    vc diz…rss. Adorei..
    Vamos avante que esse trabalho só tem a receber bençãos e seu desenvolvimento, progressivo sucesso.
    Fraterno abraço

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta