Lançamento do Doc Volume Vivo – episódio 2

Aconteceu na quinta passada, na Sala Crisantempo em São Paulo, o lançamento oficial do segundo episódio do Volume Vivo, um documentário produzido pelo diretor Caio Ferraz, e dividido em 4 episódios que procura explorar as causas e possíveis soluções para a crise da água que paira sobre o Sudeste do país. Caio também esteve envolvido na direção do excelente Entre Rios, um documentário que conta como ocorreu o processo de urbanização de São Paulo, e como a cidade “enterrou” seus corpos d’agua numa sequência impressionante de medidas.

O segundo episódio do Volume Vivo  – Água de Dentro, se debruça sobre o conceito e importância fundamental da gestão local e integrada das águas urbanas, reconhecendo a falência do modelo adotado em São Paulo, e em outros tantos lugares do mundo, de valorizar a busca de água em outras bacias em processos de transposição, em detrimento da água local, ou água de dentro (da bacia hidrográfica), como colocado no filme. Por trabalhar com este principio da gestão local das águas pude contribuir diretamente com a conceituação do episodio, e tive a oportunidade de explorar parte do conteudo no próprio filme, que já está disponível online a partir de hoje! Assista, partilhe, leve adiante! As soluções são mais simples do que pode se imaginar, a julgar pela dimensão da crise, confira!

Guilherme Castagna

 

Compartilhe:

4 respostas
  1. Jack M. Sickermann
    Jack M. Sickermann says:

    Excelente, Guilherme,

    vocês estão de Parabéns maiúsculo!!

    A segunda parte ainda está melhor do que a primeira. Traz tudo que nós também viemos defendendo nos últimos 15 anos.

    “Água de Dentro” é o bicho 🙂

    Para uma possível continuação permite sugerir que fale também de iniciativas que seguem o paradigma de em vez de remediar um problema evitam que ocurra, como p. ex. a separação “na fonte” da urina e do cocô, facilitando e muito o tratamento e a recirculação de águas, como num novo bairro em Hamburgo ou – se não me engano – no projeto do Lerner e outros num novo bairro em Pelotas.

    Muito obrigado pelo excelente trabalho!

    Abraço Jack

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta